Tchoukball: o esporte da paz

Texto escrito para Hirudoid.

Você sabe o que é?

O tchoukball é um esporte coletivo desenvolvido nos anos 60 pelo médico Dr. Hermann Brandt e trazido ao Brasil há 30 anos. Seu objetivo principal é ser um esporte que traz paz, respeito e parceria entre as equipes. Além de agregar valores pessoais para quem pratica.

No seu trabalho, o médico suíço começou a reparar na grande quantidade de atletas que se machucavam durante as partidas. Isso porque muitos esportes coletivos modernos provocam forte impacto e exigem um grande preparo para sua prática. Em alguns casos, também há agressividade entre times pelo contato físico. São uma evolução civilizada das antigas arenas romanas.

Com isso, Brandt se dedicou a desenvolver um esporte que, ao mesmo tempo, respeitasse os esforços físicos e tivesse o propósito de desenvolver valores. Criou-se, então, o tchoukball.

Ele envolve dois times de cinco a sete jogadores e pode ser praticado em diferentes superfícies: quadra, grama, areia, piscina. Sua bola é esférica, parecida com a de handebol e dois quadros, semelhantes a trampolins, inclinados a 55º em cada lado da quadra fazendo o papel do gol.

O principal objetivo da equipe é arremessar a bola com as mãos em qualquer um desses quadros na intenção de fazer com que ela atinja o chão fora da área marcada. É preciso mira e fazer um bom arremesso para conseguir isso. Se a equipe adversária conseguir pegá-la, o jogo continua e o papel dos dois times se alterna. Não há um lado para cada equipe, portanto o campo de jogo é compartilhado por todos.

Para arremessar a bola, é permitido até três passes entre cada jogador. E conforme o time avança, o outro não pode roubar a bola ou atrapalhar o adversário de nenhum jeito. Qualquer ato de perturbação ou bloqueio de jogo é proibido.

No livro do Dr. Brandt de 1967, intitulado “Da educação física ao esporte, pela biologia”, são descritas as bases científicas do tchoukball. Ganhou o prêmio Thullin pelo trabalho original sobre teorias da educação física, com os pilares físico, educacional e social.

O tchoukball amplia as habilidades físicas, como destreza de arremesso e recepção (sem bloqueio direto do adversário), desenvolve habilidades psicológicas, como a tomada de decisão e a responsabilidade individual e também das habilidades sociais, porque nenhum jogador pode marcar um ponto sem que passe a bola e também o respeito ao adversário é regra do jogo. Além de valorizar as habilidades táticas, que envolvem planejamento e compromisso de todo o time.

O esporte tem se espalhado pelo mundo e é aplicado em escolas com objetivo educativo.

Você não imaginava que existisse um esporte coletivo assim? Mesmo que prefira um esporte competitivo, não é nada mal saber ou tentar um que seja tão divertido de praticar e que ensine tantas coisas ao time. Experimente!

Mas ainda que não tenha contato entre os atletas, alguns arremessos são aéreos e um tombo não é incomum, podendo causar roxos.

Hirudoid reduz os hematomas¹, a inflamação¹, e alivia a dor¹ dos hematomas.

Referências:

https://sportsregras.com/tchoukball-historia-regras/

http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=13

http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=11

http://www.tchoukball.esp.br/page.php?tipo=4

https://www.youtube.com/watch?v=dR6_MdIBmDI

http://globoesporte.globo.com/sorocaba/videos/v/conheca-a-modalidade-do-tchoukball/2401957/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s