Barulhos na hora de dormir

Texto escrito para Seakalm.

Soluções para uma noite bem dormida.

Quando saímos de casa, somos atingidos por inúmeros tipos de sons. Buzinas, freadas, sirenes, pessoas mastigando de boca aberta ou falando alto, canetas batendo, pés e mãos inquietas. É uma verdadeira sinfonia de repetições sonoras que conseguem acabar com a paz de qualquer ser humano.

Mas, dentro da nossa casa, será que é sempre quietinho?

Nós vivemos em um mundo onde não tem como ficar totalmente livre do barulho, independente de onde você está. Ficar exposto a toda essa poluição sonora pode desencadear problemas como estresse e insônia, sintomas presentes na maioria da população.

Uma das explicações para essas aparições é que os ruídos dificultam o repouso do nosso organismo.

Imagine passar todas as noites ouvindo cachorros latindo, vizinhos fazendo festa ou discutindo com alguém, carros, ônibus e o barulho ensurdecedor dos aviões. Na hora de dormir até mesmo uma pequena mosca por vir a ser um problema. E o que fazer? Como solucionar esse caso?

Você não pode se enfiar dentro de uma bolha e viver lá para sempre, então o mais fácil é se adaptar e procurar alternativas que te favoreçam na hora de dormir.

Existem várias medidas que podem ser adotadas para conseguir minimizar qualquer que seja o barulho. Com as técnicas abaixo, é possível garantir uma boa noite de sono independente do que esteja acontecendo do lado de fora:

  1. Isole o chão. Quando um chão é de piso, o som ecoa com mais força dentro dos cômodos. É possível reduzir os barulhos com carpetes. Se não houver como cobrir todo o chão, use um tapete grande e grosso.
  2. Use protetores auditivos. São muito úteis para bloquear os sons externos que te impedem de dormir tranquilamente. Eles podem ser comprados na internet ou em qualquer farmácia. E sempre lave as mãos antes de colocar os protetores para minimizar o risco de infecção. No dia seguinte, ao acordar, remova-os torcendo ao mesmo tempo que os puxa para fora.
  3. Ligue o som. Isso mesmo! Colocar músicas calmas e baixas para tocar pode ajudar o corpo a relaxar ou até mesmo o barulho da TV. Televisão é útil para bloquear sons externos, mas é recomendado ligar a função “dormir” para que desliguem após algum tempo.
  4. Instale janelas acústicas. Mesmo que seja um investimento mais caro, o silêncio que elas proporcionam vale cada centavo. Qualquer som externo que ousar invadir sua casa, será bloqueado pela vedação.

Todo mundo merece uma noite bem dormida e, se mesmo com as dicas, a barulheira aparecer: não se irrite. Seakalm!

Referência:

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/saiba-mais-sobre-misofonia-intolerancia-pequenos-barulhinhos.html

https://gauchazh.clicrbs.com.br/saude/vida/noticia/2014/10/Como-o-barulho-do-dia-a-dia-pode-causar-ansiedade-insonia-e-outros-disturbios-4623107.html

http://www.simplesdecoracao.com.br/2016/06/12-formas-economicas-de-diminuir-o-barulho-dentro-de-casa/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s